Durante a 17ª edição da ExpoCatólica, as ruas da feira ganharão nomes de santuários católicos do país e do exterior. Com o espaço de turismo religioso, a ExpoCatólica 2024 busca incentivar e promover a cultura da fé tão presente no Brasil.
A ExpoCatólica, maior vitrine
do segmento católico no Brasil, acontecerá de 4 a 7 de julho de 2024, no PRO MAGNO – Centro de Eventos, em
São Paulo (SP), próximo à marginal Tietê, e terá muitas novidades neste ano.
TURISMO RELIGIOSO
O turismo religioso nacional é um dos segmentos mais importantes do país, porque expressa a fé do povo brasileiro, muito ligado à religião, e também a economia envolta desta área.
Santuários católicos, templos antigos, igrejas históricas, esculturas e monumentos, pontos turísticos, são algumas das várias formas de expressão da cultura da fé, em vista de localidades que atraem fiéis durante o ano todo para viverem experiências de fé.
Segundo a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), já em 2016 havia dados do Ministério do Turismo e do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), sobre movimentações do turismo religioso. Cerca de 340 municípios brasileiros promovem eventos religioso que atraem fiéis. O turismo religioso é responsável por, pelo menos, 3% das movimentações turísticas do país.
O portal da Câmara dos Deputados disse, em 2022, que no ano de 2019 quase 18 milhões de viagens no Brasil tinham esse objetivo. Citando cidades do Brasil, o Ministério do Turismo disse, em 2023, que a Semana Santa poderia movimentar 1,3 milhão de fiéis pelo país.
Grandes exemplos são o
Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP),
a festa do Círio de Nazaré, em Belém (PA), e o monumento do Cristo Redentor, no
Rio de Janeiro (RJ), localidades que recebem milhões de fiéis, visitantes e
turistas o ano todo, mundialmente reconhecidos.
TEMA 2024
O tema da ExpoCatólica 2024 também reflete a ideia de turismo religioso – “Novos caminhos, o mesmo propósito: EVANGELIZAR” – ressaltando a importância de percorrer caminhos para a evangelização.
Este tema foi inspirado na frase de Santo Agostinho, que diz “Mesmo que já tenha feito uma longa caminhada, sempre haverá mais um caminho a percorrer”.
Todo projeto foi desenvolvido
pela Promocat – Promotora Católica, que
realiza a ExpoCatólica, em parceria com a Arcanjo Estratégia e Marketing,
agência de comunicação católica especializada em soluções criativas.
Leia mais: No dia de Santo Agostinho, ExpoCatólica 2024 divulga conceito da identidade virtual
SANTUÁRIOS CATÓLICOS
Para a iniciativa da ExpoCatólica, alguns santuários católicos nacionais e internacionais foram selecionados. Eles estão divididos de acordo com as regiões do país e o exterior, e todas as regiões estão representadas.
Centro-Oeste
Santuário Basílica do Divino Pai Eterno (GO)
Santuário Basílica Sagrada Família (GO)
Nordeste
Santuário de Santa Rita de Cássia (RN)
Santuário do Bom Jesus da Lapa e de Nossa Senhora da Soledade (BA)
Santuário Santa Dulce dos Pobres (BA)
Norte
Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré (PA)
Sudeste
Santuário Cristo Redentor (RJ)
Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Beata Nhá Chica (MG)
Santuário de Nossa Senhora da Penha (ES)
Santuário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão (SP)
Santuário do Pai das Misericórdias (SP)
Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (SP)
Santuário São Judas Tadeu (SP)
Sul
Santuário da Divina Misericórdia (PR)
Santuário de Nossa Senhora do Rocio (PR)
Santuário Santa Paulina (SC)
Exterior